sábado, 23 de janeiro de 2010

Cinema britânico vê sua melhor performance em sete anos


Depois da previsão de crise no cinema, os filmes Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Quem quer ser um milionário? e Avatar ajudaram a fazer de 2009 o melhor ano nos cinemas britânicos desde 2002, mostrou hoje a UFK Council. O Reino Unido e a Irlanda atingiram a meta de mais de 1 bilhão de libras em venda de ingressos no ano passado.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe, o sexto da franquia, arrecadou 50.7 milhões de libras, seguido de perto por Avatar, um filme que vai em breve ultrapassar o bruxinho completamente. A maior surpresa entre os dez maiores é Se Beber Não Case, uma comédia de Todd Phillips, no número sete, que vendeu muito bem em DVD no Natal.

Com todos esses bons resultados, o diretor-executivo no Conselho de Cinema da Grã-Bretanha, John Woodward, declarou que “a indústria cinematográfica britânica está resistindo bem à recessão”:

Os frequentadores de cinema estão voltando, eles querem ver grandes eventos de filmes, muitos dos quais dependem do talento britânico e são feitos no Reino Unido.

Ele também acrescenta que “o que é particularmente encorajador é o apetite do público para o baixo-orçamento, os filmes britânicos independentes estão se levantando mais uma vez, mesmo com o fenômeno blokbuster”.

Thanks, The Guardian!

Nenhum comentário:

Postar um comentário