sábado, 30 de janeiro de 2010

Parabéns Lily Evans


Na série de livros da escritora J. K. Rowling sobre Harry Potter, Lílian Evans Potter é a mãe do protagonista, morrendo antes da narração começar. Nasceu por volta de 1960. Os seus pais eram Muggles, mas adoravam a idéia de a sua filha ser uma bruxa e apoiaram-na quando foi para Hogwarts. Pelo contrário, a sua irmã mais velha, Petúnia, tinha bastantes inveja de toda a atenção que os seus pais davam a Lílian. Este rancor prolongou-se ao longo da vida de ambas, e, mesmo depois da morte de Lílian, Petúnia continuou a exteriorizar o seu ódio pelo sobrinho.

Lílian frequentou Hogwarts de 1971 a 1978, e foi selecionada para a Grifinória. Era uma excelente aluna e foi nomeada Chefe de Turma no seu último ano.

Em Hogwarts, conheceu o seu futuro marido, Tiago Potter. Por volta do 5º ano, Lílian não gostava muito de Tiago, por ele ser exibicionista e ter uma atitude um pouco arrogante. Ele, pelo contrário, parecia gostar dela, mas os dois passavam a vida a discutir. No entanto, quando Tiago se tornou mais maduro, os dois aproximaram-se e começaram a sair juntos no 7º ano.

Lílian e Tiago casaram-se pouco depois de deixarem Hogwarts e juntaram-se à Ordem da Fênix. Eram apoiantes de Dumbledore na luta contra Voldemort e enfrentaram-no várias vezes, sobrevivendo por três vezes. Em Julho de 1980 nasceu o filho de ambos, Harry.

Quando os Potters souberam que o Senhor das Trevas andava atrás deles, esconderam-se numa vila chamada Godric's Hollow e nomearam o melhor amigo de Tigo, Sirius Black, o seu ou Fiel do Segredo, na versão brasileira. Infelizmente, Sirius convenceu-os a nomearem antes outro amigo deles, Peter Pettigrew, para o seu lugar. Pettigrew traiu os Potters e revelou o seu esconderijo a Lord Voldemort.

Na noite de 31 de Outubro de 1981, o Senhor das Trevas apareceu em sua casa, pretendendo matar Harry. Depois de matar Tiago, ofereceu a Lílian a oportunidade de ser poupada, se o deixasse destruir Harry. No entanto, Lílian recusou-se e morreu para salvar a vida do filho. Este sacrifício deu origem a uma magia muito antiga, que protegeu Harry da maldição de Voldemort.

Lílian é descrita nos livros como sendo uma pessoa extremamente bondosa e que protegia os mais fracos (no livro "Ordem da Fênix" podemos ver como defendia Severo Snape de Tiago. Apesar de Snape a tratar visivelmente mal, ofendendo-a, no sétimo livro sabemos que a ofensa proferida por Snape foi acidental. Ele, na verdade, nutria um amor profundo por Lílian Evans (Lily Evans), desde que eram crianças, e foi este amor que o fez deixar de ser um Comensal da Morte e se tornar aliado de Dumbledore, ajudando-o a proteger Harry Potter. O Patrono de Snape é uma corça, igual ao da mãe de Harry, porque ele a amava.


Parabéns Lilian !

Nenhum comentário:

Postar um comentário